quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Plants vs. Zombies

O jogo:
Plants vs. Zombies é um jogo no estilo tower defense, lançado pela empresa PopCap Games para PC em 2009, ganhando uma versão para iPhone em 2010.
O jogo é single player e consiste, basicamente, em  colocar plantas no seu jardim para que estas ataquem as waves de zumbis que se aproximam.


Jogabilidade:
Como na maioria dos tower defenses, a jogabilidade é simples. Basta clicar e plantar. Entretanto, cada planta leva um custo diferente de sóis, ou seja lá qual é o plural de 'sol'. Para se conseguir mais, basta plantar Girassóis e estes geram mais sóis e assim pode-se plantar mais plantas, colocar upgrades e até usar plantas-bomba ou plantas-wall para defesa, em último caso.
Você tem um limite de sementes que pode levar em batalha, tendo, assim, que pensar direito em que tipo de perigo o aguarda. As fases são variadas e, com isso, varia-se a escolha de sementes. Por exemplo, existem cogumelos que só podem atacar à noite, pode ser um problema tentar usá-lo de dia e ver que a única coisa que eles fazem é dormir. Todos os elementos comuns de um tower defense estão presentes, como plantas que retardam a velocidade, que causam dano em área, que atacam rapidamente... Cada level consegue-se uma semente diferente e assim monta-se uma estratégia.
Se o jogador cansar do tradicional Adventure Mode, pode se entreter nos outros dois modos disponíveis: Puzzle e Survival, que contam com diversos mini-games no estilo de outros jogos da PopCap. Esses modos dão dinheiro, assim como o ZenGarden (seu próprio jardim com plantas que você consegue no Adventure Mode), e há a possibilidade de comprar upgrades. Ainda há o Almanaque Street, onde pode-se ver informações sobre os zumbis já enfrentados e sobre suas plantas.


Som:
Durante o jogo, nada muito especial. Nada irritante nem que tocará seu coraçãozinho. Até chegar no final. Sério, a última música é demais.


Personagens:
Ninguém além de você e seu vizinho, Crazy Dave. Pelo estilo do jogo não há a necessidade de uma grande gama de personagens, Crazy Dave faz a parte engraçada, vende os itens direto do porta-malas do seu carro e supre a falta de outros personagens.


Gráficos:
Apesar de simples são muito bem caprichados. As plantas ganham vida e se movimentam (nos seus lugares - paradoxo) o tempo todo, dando um aspecto divertido. Os zumbis têm traços divertidos e características únicas que os diferenciam. Por sua simplicidade, qualquer computador (com o mínimo de requisitos, né, galere) pode rodar o jogo sem problemas. Até quando uma grande wave te ataca e seu jardim já está lotado de plantas é difícil de ter algum lag ou travar. Gráficos muito agradáveis para se jogar por horas.


Considerações finais:
Pra quem gosta do estilo tower defense, não dá pra não jogar Plants vs. Zombies. Dá pra pegar o jeito do jogo rapidamente e ele logo se torna viciante. Sério. As cartas no final de cada cenário que os zumbis deixam são altamente engraçadas e te fazem querer terminar o próximo afim de saber qual a próxima mensagem deles. Crazy Dave com seus resmungos e frases também é algo que merece destaque. Enjoando do Adventure, o modo Survival e o Puzzle podem divertir por horas. É um ótimo jogo e até depois de zerar tem-se vontade de jogar de novo. E de novo. E de novo.

2 comentários:

  1. Ahh, filho! Ótimo review e jogo tenso demais o.O
    Dever ser por isso que tnho mais medo de plantas do que de zumbis e qqq
    Da próxima coloca mais imagens *-*
    P.S: Onde será que encontro pra baixar?

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo é divertido demais! Estou jogando pela terceira vez e nunca perde a graça. E a música do final faz tudo valer mais a pena ainda. Ficou muito legal o review, Du! (:

    ResponderExcluir