domingo, 5 de setembro de 2010

Mega Man X


O jogo:
Também conhecido por Rockman X, Mega Man X é um jogo no estilo plataforma lançado pela CAPCOM em 1993 para o Super Nintendo, tendo uma versão para PC 2 anos mais tarde e um remake (Mega Man Maverick Hunter X) para PSP em 2005.
Sua história é diferente da história 'original' de Mega Man, o que parece não ter sido um empecilho para o sucesso da nova série.


Jogabilidade:
A jogabilidade é parecida com a de Mega Man. Por se tratar de um jogo de plataforma, não há muitos segredos, porém ele difere em pequenos aspectos da série anterior que acabam fazendo grande diferença. Por exemplo, X é capaz de usar (após conseguir) o dash e acelerar um pouco o jogo, como também alcançar lugares distantes. A partir desse primeiro Mega Man X, é possível "escalar" paredes, o que torna o acesso a lugares altos e itens escondidos muito mais fácil. X pode pegar uma série de upgrades durante as fases, como capacetes para quebrar pedras duras e acessar locais secretos, uma armadura melhorada que resiste a ataques e diminui o dano, heart tanks pra aumentar o HP e sub-tanks, que enchem seu HP em momentos de risco.

Já comum à saga, X, assim que derrota um chefe, pega um poder novo. Cada chefe tem uma fraqueza e quando se sabe qual a fraqueza do oponente ele pode se tornar realmente fácil. Também podem ocorrer alterações nas fases depois de derrotados alguns chefes, essas alterações sempre ajudam o progresso, tornando-o mais fácil.
O canhão de X ganha upgrades durante o jogo, assim como sua armadura. Depois de se conseguir o tiro "normal" de todos os chefes é possível conseguir seu tiro especial, cada qual transforma-se em um poder diferente e melhor, mas também com um custo elevado.


Som:
O som é totalmente eletrônico, o que combina perfeitamente com o jogo. Tem um toque futurista desde seu menu principal até o final da última cena. As trilhas sonoras de todas as fases são bem cativantes e condizem ao estágio. O som dos efeitos, como do X-buster, chega até a ser confortante. Entetanto, a única presença de voz que temos durante todo o jogo é quando X usa o seu "Hadouken", numa voz totalmente mixada e meio feminina. É.


Personagens:
Poucos, porém é importante destacar algumas coisas. X não é o Mega Man da série anterior e Zero não é o Protoman. Sério, eles parecem, eles podem ser idênticos, mas não são os mesmos.


X:

X é o personagem principal da nova saga.Ele foi criado por Dr. Light antes de morrer e selado por 100 anos, até ser descoberto por Dr. Cain em uma escavação. X, diferente dos robôs até então, possuindo emoções e a capacidade de pensar por si próprio. Foi o modelo para a criação de outros reploids, mas alguns destes se rebelaram e agora X precisa caçá-los por se sentir na obrigação de proteger os humanos. Sua arma principal é o X-Buster, que tem seu poder aumentado quanto mais tempo se segura o botão de ataque.

Zero:

Zero teve sua primeira aparição nesse jogo, Mega Man X. Depois é revelado que ele já foi um maverick, o tipo de robôs que X luta contra. Entretanto, Zero é considerado o amigo mais próximo de X, ajudando-o várias vezes e até servindo de suporte em alguns jogos. Juntou-se a X para derrotar os outros mavericks e Sigma. Zero também tem um Buster, mas o seu diferencial é atacar com uma espécie de sabre de luz.

Dr. Light:

Dr. Thomas Light é o criador de X. Por precaução, selou X, pois não tinha conhecimento de toda a sua capacidade e tinha medo de que seus poderes pudessem machucar os humanos. Apesar de já estar morto, aparece diversas vezes como holograma nas cápsulas de upgrades de X.

Vile:

Vile é um maverick aliado a Sigma. É o capitão principal das tropas maverick, ficando abaixo apenas de Sigma. Foi desligado por ser considerado um maverick extremamente perigoso. É necessário enfrentá-lo três vezes e em duas ele usa um robô para atacar, o que o torna muito mais forte do que realmente é.

Sigma:

Sigma é o inimigo principal de X. Tem como objetivo criar uma Terra apenas de mavericks, precisando, para isso, destruir todos os humanos, pois os considera inferior a sua raça, os reploids. É criado a partir de dados de X e depois tornou-se um maverick. É o último chefe e possui duas formas que devem ser combatidas de maneiras diferentes.


Gráficos:
Mega Man X tem gráficos inteiramente em 2D, o que facilita muito o seu estilo de jogo, que consiste basicamente em correr e atirar. Os gráficos são bem desenhados e bem feitos, apesar de não possuírem nenhum atrativo tão diferenciado. A maioria dos cenários possui animações independentes no backstage, que dão um aspecto realista ao jogo. As explosões e efeitos de poderes são bem desenhadas, assim como os inimigos e até os efeitos de upgrades.


Considerações finais:
É um dos melhores jogos lançados para SNES, sem dúvidas. O conjunto de gráficos, sons, enredo e estilo de jogo fazem desse game um dos mais viciantes. Apesar de ser fácil de se chegar ao final (cerca de 6 horas de jogo), as chances de se jogar de novo são muito altas. Durante o jogo também é necessário voltar várias vezes na mesma fase, seja pra pegar upgrades, heart tanks ou sub-tanks, ou apenas conferir o que mudou no cenário. O jogo, entretanto, peca pelo sistema de save, que apesar de nos remeter ao "Mega Man" do NES e dar uma sensação nostálgica, salvar por password já estava ultrapassado até para a época.
De qualquer forma, é um jogo que merece uma atenção especial por ter iniciado uma saga completamente nova e diferente do menino azul com uma cafeteira no braço. Vale muito a pena.

3 comentários:

  1. A trilha sonora desse jogo, assim como todos os principais da série clássica e X é boa demais! Não sai da cabeça quando termina. E quando começam a deixar você jogar com o Zero, deixo o Mega Man de lado.
    Review bom de novo. (:

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  2. Sou muito mais o Zero também, Mega Man e sua cafeteira me enjoam fácil.
    Obrigado, Luke! *-*

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  3. Não lembro se meu pai chegou a ter esse jogo na época do nosso Super Nintendo. Provavelmente ele alugou /hum Não dou opinião porque clássico que é clássico não se discute *_*

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